28 outubro 2010

5ª Lição - Introdução aos Temas Platónicos. Análise da Alegoria da Caverna



Platão - Alegoria da Caverna

https://www.youtube.com/watch?v=j0rnWv-GPaM



Para ilustrar esse facto, Platão utiliza a Alegoria da Caverna, onde homens amarrados no fundo de uma caverna, virados de costas para sua entrada, têm uma fogueira atrás de si, junto à entrada da caverna.
A única coisa que conseguem ver do mundo lá fora são as sombras de outras pessoas e de coisas que passam pela entrada da caverna, projectadas pelo fogo.
Essas sombras são as únicas informações a que esses homens têm acesso em relação à realidade que podem perceber através dos sentidos.
E é preciso então um esforço em direcção à razão para que eles se desvinculem da caverna e possam ver a Verdade sobre o que a aparência apenas dissimula.


O filósofo é o fugitivo capaz de fugir das amarras que prendem o homem comum às suas falsas crenças e, partindo na busca da verdade, consegue apreender um mundo mais amplo. Ao falar destas verdades aos homens presos às suas impressões, não seria compreendido e seria tomado por mentiroso, um corruptor da ordem vigente.
A Alegoria da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradual do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.
Segundo a metáfora de Platão, o processo para a obtenção da consciência abrange dois domínios: o domínio das coisas sensíveis e o domínio das ideias (diánoia e nóesis). Para o filósofo, a realidade está no mundo das ideias e a maioria da humanidade vive na condição da ignorância, no mundo ilusório das coisas sensíveis, no grau da apreensão de imagens, as quais são mutáveis, corruptíveis e por isso não devem ser considerados os verdadeiros objectos de conhecimento.




Imagens (Metáforas) Conceitos Prisioneiros presos na caverna - Condição humana
Trevas, confusão e sombras - Ignorância
Dificuldade de olhar a luz - Força dos velhos hábitos
Resistência dos prisioneiros - Conformismo
Etapas da ascensão até ao mundo exterior - Eliminação de Preconceitos
Perturbação dos prisioneiros - Espanto Filosófico
Contemplação da luz do sol - Conhecimento da Verdade
Compreensão da situação vivida na caverna - Tomada de Consciência
O regresso do Filósofo à caverna - Dever do Filósofo
Partilha da verdade
Riscos de falar a verdade - Alusão à morte de Sócrates
Dificuldade em viver de novo nas trevas - Sofrimento voluntário



Não temos consciência da nossa Ignorância
A natureza humana procura o caminho mais fácil
A verdade acarreta sofrimento
Reconhecimento da Ignorância
Riscos da Verdade

Problema do Conhecimento
Problema Ontológico – o que é a realidade?
Problema Axiológico – valores
Problema Existencial – sentido da vida

Dialética

Para Platão, a Dialética, é um método filosófico de conhecimento, é o caminho percorrido pelo espírito, que tem o objectivo de sair do mundo sensível e chegar ao Mundo das Idéias.
Platão transmite essa concepção através do Mito da Caverna, do livro VII - A República, onde conforme a narrativa, podemos ver o caminho ascendente, e o conhecimento gradual da realidade, paralelamente, da caverna para o mundo exterior

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloquem dúvidas com o devido respeito e coerência, Obrigada :)