14 outubro 2010

4ª Lição - Demócrito, Platão, Pitágoras


ESTÉTICA na FILOSOFIA

Na Grécia Antiga, a Estética desenvolveu-se a par das Artes Visuais, bem como da Filosofia e das correntes humanistas.
Alguns pensadores formularam teorias da arte com base na prática de artistas, outros pelo contrário influenciaram artistas com as suas teorias.
Ex. A utilização de Canons na Escultura, decorre da filosofia pitagórica
As primeiras teorias estéticas tratam da poesia, por ser o género com que os filósofos estavam mais familiarizados

DEMÓCRITO

Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C) é tradicionalmente considerado um filósofo pré-socrático.
Cronologicamente é um erro, já que foi contemporâneo de Sócrates. Do ponto de vista doutrinário, contudo, faz algum sentido considerá-lo pré-socrático, pois seu pensamento ainda é fortemente influenciado pela problemática da physis.
Demócrito foi discípulo e depois sucessor de Leucipo de Mileto. A fama de Demócrito decorre do facto de ele ter sido o maior expoente da teoria atómica ou do atomismo.

Demócrito faz depender a Arte da Natureza.
Afirma o seguinte:
“Fomos todos alunos dos animais em matérias de grande importância: da aranha, na arte de tecer, da tartaruga na arte de construir casas (…)”
A arte imita a natureza (Mimesis)

Demócrito debruça-se sobre o tema dos efeitos da arte:
“Grandes alegrias derivam da contemplação de belos trabalhos artísticos”
Demócrito era um Hedonista, que via todas as coisas do ponto de vista do prazer que daí poderia vir.
Relação entre: Beleza, Contemplação e Alegria

Inspiração

Origem da arte criativa: Poiesis
Poesia: Criação
Passar do não ser ao ser
A criatividade é em Demócrito um estado especial da mente, diferente do vulgar
Esta tese dará origem à associação entre Inspiração e “possessão divina”, ou “loucura das musas”

CÍCERO, Sobre o Orador, II, 46, 194.
Muitas vezes ouvi dizer que não pode existir (afirmação atribuída a Demócrito e Platão) nenhum bom poeta sem entusiasmo da alma e sem um sopro como que de loucura.
Arte Divinatória, I, 38, 80.
Pois Demócrito diz que nenhum poeta pode ser grande sem loucura, afirmação idêntica à de Platão.

HORACIO, Arte Poética, 295.
Demócrito acreditou que o génio é mais fecundo que uma arte pobre e excluiu do Helicão os poetas saudáveis...
18. CLEMENTE DE ALEXANDRIA, Tapeçarias, VI, 168.
Um poeta, tudo o que ele escreve com entusiasmo é sopro sagrado, sem dúvida, belo...
102, Fragmento, 68.
Em tudo é belo o equilíbrio, mas não, parece-me, o excesso e a carência


Demócrito tem uma posição dúbia entre o ponto de vista mitológico e o científico.
Por um lado afirma que a inspiração do poeta vem de um “sopro sagrado”, por outro defende que toda a criação humana é um processo mecânico e natural.

Cores

As investigações de Demócrito acerca das cores primárias, de onde todas as outras partem, teve fortes consequências para a Pintura
Este tema das Cores teria sido já estudado na Grécia Antiga, mas sempre no âmbito da óptica. Demócrito tem o mérito de trazer este tema para a Teoria da Arte.
Defendia que as cores primárias eram: Branco, Preto, Vermelho e Amarelo

Música

Para Demócrito a Música não é uma actividade primordial do ser humano, não nasce de uma necessidade mas de um luxo.
A música não é um produto da natureza, mas da invenção humana
Atribuí à produção artística uma dignidade humana.

Medida

A expressão “Justo-meio”, é muito usada com Demócrito
Demócrito tal como muitos outros gregos, dá valor à moderação em qualquer actividade humana. O mesmo para a arte e para a Beleza
“Se alguém ultrapassa a medida, as coisas mais agradáveis, tornam-se as mais desagradáveis.”






PLATÃO



Platão de Atenas (Atenas,428/27– Atenas, 347 a.C.)
Discípulo de Sócrates, fundador da Academia e mestre de Aristóteles.
Platão era um apelido que, provavelmente, fazia referência à sua característica física, tal como o porte atlético, ou ainda a sua ampla capacidade intelectual de tratar de diferentes temas. Πλάτος (plátos) em grego significa amplitude, dimensão, largura. Sua filosofia é de grande importância e influência. Platão ocupou-se com vários temas, entre eles ética, política, metafísica e teoria do conhecimento.




Escola de Atenas Rafael

A Escola de Atenas (Scuola di Atenas no original) é uma das mais famosas pinturas de Rafael e representa a Academia de Platão. Foi pintada entre 1506 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano. É um fresco em que aparecem no centro Platão e Aristóteles. Platão segura o “Timeu” e aponta para o alto, sendo assim identificado com o mundo inteligível. Aristóteles segura a Ética e tem a mão na horizontal, representando o mundo sensível.


Platão não desenvolveu uma Estética propriamente dita, mas há traços básicos da sua filosofia que trazem consequências óbvias para a Estética:
Os objectos da natureza só existem por imitação ou por participação nas Ideias: o mundo é criado por modelos. O demiurgo é como o artista que cria a partir de modelos.

Em Platão o tema do Belo é recorrente. O Belo em si, é hierarquicamente superior a tudo e igualmente inatingível através dos sentidos.
O Belo em si, está ligado à ideia de Verdade e de Bem.



Sócrates
 
 


 



 Pitágoras
 

O Filósofo e matemático grego nasceu no ano de 580 a.C. na cidade de Samos, fundou uma escola mística e filosófica em Crotona (colónia grega na península itálica), cujos princípios foram determinantes para evolução geral da matemática e da filosofia ocidental. Os principais temas eram: harmonia matemática, doutrina dos números e dualismo cósmico essencial.

A Escola Pitagórica foi a primeira a dar à Estética o seu lugar.
Toda a sua filosofia é uma estética. Desenvolve a Abstracção, as Relações quantitativas, a glória do formalismo
O Número é a medida de todas as coisas
“Os números constituem tudo o que é”
As matemáticas e a música estão ligadas: -“mundo músico”

A ideia pitagórica de Proporção e Medida:
A harmonia resulta da proporção, medida e número, e da correcta relação matemática das partes Graças a Pitágoras a música tornou-se uma arte no sentido grego do termo.
Em vez de Beleza empregavam o termo Harmonia
Os pitagóricos viam a Harmonia, e a proporção como características objectivas das coisas

As suas teorias influenciaram a música e indirectamente a arquitectura e a escultura
A interpretação matemática da música foi a grande conquista da escola Pitagórica, mas também os canons das artes visuais com os seus cálculos aritméticos e construções geométricas, foram decisivas para o início de uma reflexão acerca da Estética

“A Harmonia é a Unidade de muitos elementos misturados, um acordo entre elementos em desacordo”
“Ordem e Proporção são belos e úteis, enquanto a desordem e a falta de proporção são feios e inúteis”
“Não há arte sem proporção, e a proporção reside no número. Toda a arte nasce do número. Assim há uma certa proporção na escultura e na pintura”



Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloquem dúvidas com o devido respeito e coerência, Obrigada :)