03 janeiro 2011

13ª Lição - Aristóteles - Poética

Aristóteles (Αριστοτέλης) nasceu em Estagira, na Calcídica (384 a.C. - 322 a.C.). Filósofo grego, discípulo de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.
Aristóteles prestou contribuições fundamentais em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, estética, política, física, metafísica, lógica, psicologia, retórica, zoologia, biologia e história natural.


Escola de Atenas por Rafael Sanzio, pormenor Platão e Aristóteles



A Poética é a obra de Aristóteles mais lida e analisada.
Poética num sentido mais vasto significa artes úteis e belas artes por oposição às ciências da natureza e às questões ligadas à sobrevivência.
Aqui Poética tem um significado mais restrito: género de Imitação
Poesia é a arte que imita por intermédio da voz e o som.

A Poética é um conjunto de anotações sobre a poesia e a arte.
Foi editada na parte final da vida ao autor e desenvolve sobretudo os conceitos de imitação e catarse associados à Tragédia Grega.

A obra divide-se em duas partes. A primeira apresenta o conceito de poesia como imitação de acções. A segunda parte da Poética, a mais extensa, estuda a tragédia, uma das espécies ou géneros da poesia dramática, e faz a comparação da tragédia e da epopeia.







Busto de Aristóteles
Cópia romana de uma escultura de Lísipo


A Poética de Aristóteles é a obra que mais influenciou a estética, tanto no sentido de filosofia da arte, quanto no sentido de produção reflectida da obra de arte.
A Poética de Aristóteles, em que o filósofo analisou o modo de ser e proceder da epopeia e da tragédia, no primeiro livro, e da comédia e da sátira, no segundo livro (o que foi perdido), é a obra teórica mais estudada pela estética e filosofia da arte, de todos os tempos.
A obra teve grande influência na teoria literária e na oratória até à Antiguidade tardia, passou pelas tradições culturais helenistas e árabes enquanto era posta de lado pela Europa medieval, até que, editada e impressa no final do séc. XV e início do séc. XVI (a edição veneziana de Aldo Manuzzio), passou a ser leitura obrigatória em todas as escolas de arte europeias, principalmente as italianas
Acontece que, paralelamente, no Renascimento italiano, pela primeira vez, a pintura e a escultura passaram a ter um status social de arte liberal equivalente ao das artes poéticas.
Nesse momento, a recepção da Poética ampliou o que Aristóteles dizia sobre as artes literárias, para aplicar-se à reflexão também das demais artes, inclusive as artes plásticas, que não estavam na preocupação original do filósofo
A Poética de Aristóteles, desenvolve um conceito de poesia como imitação de acções , que  se afasta, ou mesmo contrapõe, ao de Platão, (Livro III e X, A República).
A arte poética em Aristóteles requer operadores directos, agentes ou personagens, enquanto em Platão exige (apenas) recitadores.
A imitação aristotélica, processando-se por meios, objectos e modos diferentes, não se confunde, porém, com cópia ou reprodução fiel da realidade, aspirando antes a ser uma criação autónoma.

1 comentário:

Coloquem dúvidas com o devido respeito e coerência, Obrigada :)