31 maio 2016

Kristeva- Abjecção e Sublime (Estética II)

lEm “Poder do Horror, um ensaio sobre a Abjecção”, Kristeva aproxima o abjecto do sublime sem os distinguir escrupolosamente.
lO abjeto é apresentado como uma manifestação do que há de mais primitivo na nossa psique, que  tem origem num recalcamento originário, anterior ao surgimento do eu:

“o abjeto não é o objeto, é uma espécie de primeiro não-Eu, uma negação violenta que instaura o Eu; trata-se, em suma, de uma fronteira” .
O abjeto é a manifestação de uma violenta cisão– assim como o sublime é um sobre-sentido que nos escapa.
sublime e abjeto  são dois conceitos que lidam com o inominável e com o sem-limites.
Enquanto o sublime remete para o exterior, para o infinito, o abjeto está relacionado ao corpo, com a interioridade, com a natureza mais primitiva.
Ambos são conceitos ambíguos que nos abalam e transtornam.
O cadáver, visto sem Deus e sem ciência é o cúmulo da abjecção. É a morte a infectar a vida.” (Kristeva, 1982, p. 4)
Esta experiência pode relacionar-se com um sentimento transgressor e paradoxal de prazer e dor que Kristeva relaciona com o conceito de Lacain Juissance, um tipo de prazer transgressor que se relaciona com o sofrimento
O Abjecto tal como o Sublime é paradoxal, relaciona-se com forças antagónicas:, elevação e rebaixamento, prazer e dor, Eros e Thanatos.
As imagens do horror captam um “interesse lascivo”, já que imagens de coisas repugnantes também podem seduzir e muitas pessoas sentem desejo de ver o horrível, ou o abjecto.
“Chamar tal desejo de mórbido”, diz Kristeva, “sugere uma aberração rara, mas a atracção por essas imagens não é rara e constitui uma
 “fonte permanente de tormento interior” 
Podemos questionar o que é que une o sublime e o abjecto com tanta força, mas ao mesmo tempo, exige que eles habitem em campos opostos da imaginação humana?
a relação Abjecção / Sublime é inexplicável;  há uma dificuldade em expressar por palavras por conceitos;
Mas nunca estamos realmente em perigo real.
Nós não passamos de espectadores e observadores seguros e passivos 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloquem dúvidas com o devido respeito e coerência, Obrigada :)