31 maio 2016

O Sublime BURKE (Estética II)

Burke escreve em 1757, Uma investigação filosófica sobre a origem de nossas ideias do sublime e do belo.
A obra é incontornável numa fase de arranque da reflexão estética.
Teve um forte impacto no século XVIII;
Constitui uma influência decisiva para a estética kantiana.

É o primeiro a formular a diferença entre o belo e o sublime.
Apresenta duas sensações antagónicas que se unem como base para a experiência estética que culmina no sentimento de sublime: Prazer e Dor
“O prazer ligado a dor, é uma espécie de horror silencioso". (Burke)
Burke defende que  o Sublime é despertado quando a dor e o perigo ligados à preservação do individuo entram em acção no pensamento através do medo.
“Nenhuma paixão despoja tão completamente o espírito de toda a sua faculdade de agir e de raciocinar quanto o medo. Pois este, sendo um pressentimento de dor ou de morte, atua de maneira semelhante à dor real.” (BURKE, 1993. p. 65- 66).
“When danger or pain press too nearly, they are incapable of giving any delight, and are simply terrible; but at certain distances, and with certain modifications, they may be, and they are, delightful, as we every day experience.”
Burke, Of the Sublime
http://www.bartleby.com/24/2/107.html
“I am convinced we have a degree of delight, and that no small one, in the real misfortunes and pains of others.” (Burke)
“… tudo que seja de alguma maneira terrível ou relacionado a objetos terríveis ou atua de algum modo análogo ao terror constitui uma fonte do sublime, isto é, produz a mais forte emoção de que o espírito é capaz.” (BURKE, 1993, P.48)
“Assim ocorre nas grandes desgraças reais e infortúnios representados pela arte, a única diferença é o prazer que resulta dos efeitos da imitação dado que ela nunca é perfeita a ponto de impedir-nos de perceber que é simulada, e, sob aquele principio, dela auferimos um certo prazer. "   (BURKE, 1993, p. 54)
As ideias de dor são mais poderosas do que as ideias de prazer. Mas esta ideia de dor não pode ser eminente, pois assim seria apenas terrível; é a sua possibilidade: É a dor atenuada que é agradável “delighful.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloquem dúvidas com o devido respeito e coerência, Obrigada :)