02 março 2011

2ºS. 3ª Lição - Marsílio Ficino, O Génio

Esta perspectiva dará origem ao conceito de Génio: aquele indivíduo que é capaz de elevar o seu entendimento a esferas inacessíveis aos demais mortais, ao preço do maior isolamento e dos piores infortúnios, sob o fardo de seu próprio temperamento instável, desordenado e sempre insatisfeito, que busca em si mesmo uma perfeição super-humana e inatingível.


Ficino não fala especificamente do génio enquanto artista, mas antes do filósofo e do poeta, posição característica do humanismo e devedora de Aristóteles, sua principal influência, a sua noção de génio remete-nos para o carácter de excepcionalidade, onde quer que este se revele, na filosofia, na política, na arte, na poesia, etc. através da imaginação e criatividade.

A crescente dignificação dos artistas alcançada no fim do século XV em Itália, leva a que esta postura, ou estatuto de artista saturnino seja adoptada com avidez, encaixando na perfeição no paradigma cultural que se começava a constituir, e a sua respectiva materialização artística. Veja-se o caso flagrante da gravura de Dürer, a “Melancolia I”.
No séc. XV a Melancolia foi elevada de doença a força intelectual!
A Melancolia passou a estar associada ao êxtase poético, ao furor divino.


O humanismo italiano fez ressurgir um ideal da Antiguidade clássica: a vida contemplativa
O próprio planeta Saturno foi adoptado como seu patrono e foram-lhe atribuídas novas significações, que combinassem com a moda da Melancolia: a perigosa Bipolaridade de Saturno
Para Ficino todos os estudiosos, intelectuais estão predestinados à melancolia e submetidos a Saturno.
Faz uma glorificação do planeta Saturno, o planeta, que renunciou ao poder em nome da sabedoria, e que renunciou à vida no Olimpo, por uma vida dividida entre a esfera mais alta do céu e as profundidades mais interiores da terra.

“A Bílis Negra obriga o pensamento a penetrar e explorar o centro dos objectos, porque a própria Bílis negra tem uma afinidade com o centro da terra. Da mesma maneira eleva o pensamento à compreensão do mais alto, porque corresponde ao mais alto dos planetas, Saturno”
Marsilio Ficino
(De Vita Triplici, III, 22)

“Não é que Saturno indique um carácter e um destino comum, pelo contrário, anuncia antes um homem à parte dos outros, divino ou bestial, feliz ou oprimido por uma desgraça extrema.”
Marsilio Ficino
(De Vita Triplici, III)

"A mens contemplativa pertence exclusivamente a Saturno. Assim como o Sol é hostil aos animais nocturnos, mas amigo dos que actuam à luz do dia, assim saturno é inimigo daqueles que levam ostensivamente uma vida vulgar. Os homens cujas mentes estão separadas do mundo, são em certa medida seus parentes, e encontram nele um amigo.” Marsilio Ficino
(De Vita Triplici, II, 15)


"Saturno eleva o investigador ao mais alto cume e produz filósofos excepcionais cujas mentes estão tão afastadas dos estímulos exteriores e do seu próprio corpo e tão atraídas para tudo o que é transcendental que acabam por ser instrumentos do divino.
Saturno conduz a mente ao mais alto e mais oculto"
Vita Triplici, I, 6



Não só os “intelectuais” estão submetidos a Saturno pelo seu horóscopo, mas também pela suas inclinações, desejos e actividades.
Tenta conciliar a medicina antiga de Hipocrates e Galeno com a “medicina da alma” de Platão, o que corresponde à esfera terrestre e celeste unidas pelas raios dos astros.
Os astros emitem raios que conferem qualidades astrais ao espírito (elemento de união, cópula, entre corpo e alma segundo as crenças renascentistas)

Segundo Ficino a alma possuía 3 faculdades livres apesar da influência astral não eram condicionadas por esta : a imaginação, a razão discursiva e a intuição, que dariam origem a 3 tipos diferentes de intelectuais melancólicos: artistas, filósofos, profetas ou adivinhos
O tratado De Vita Triplici propõe um estilo de vida e de alimentação saudável para os que sofrem de melancolia.
Exemplos: Trabalhar de dia e descansar à noite, depois de acordar não começar logo a trabalhar, caminhar para fazer uma boa digestão, fazer massagens na cabeça e no corpo, ouvir música, tomar chás à base de ervas naturais e fazer inalações, repor os níveis de humidade e usar talismãs protectores (magia astral)

O sistema de Ficino relacionava a Medicina tradicional, a Nutrição, a Astrologia e a Magia Natural como um todo, todas estavam ligadas através dos astros que actuam em nós.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Coloquem dúvidas com o devido respeito e coerência, Obrigada :)